No ano passado, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras rejeitou 64% dos pedidos de asilo. De um total de 1749, Portugal concedeu 500 estatutos de protecção internacional.
O estudo foi feito pelo Conselho Português para os Refugiados e faz manchete no Jornal de Notícias desta quarta-feira. Os dados mostram que Portugal é dos países da Europa que mais recusa pedidos de asilo. Apenas fica atrás de países como a Polónia, França, Hungria, Croácia, Reino Unido e Bulgária.
Muitos requerentes são migrantes económicos que não são vítimas de perseguição no país de origem e, por isso, não podem aceder ao estatuto de refugiado. Sem reunirem as condições previstas na Convenção de Genebra, muitos migrantes acabam por ver os pedidos rejeitados.
Há sempre a possibilidade de recorrer da decisão. Neste momento, existem mais de 400 pessoas a aguardar resposta ao recurso interposto.
Já quem vem ao abrigo de acordos internacionais tem o lugar garantido. Este ano e no próximo, Portugal vai receber mais de 1000 refugiados da Turquia e do Egipto.