Portugal vai defrontar a Sérvia, República da Irlanda, Luxemburgo e Azerbaijão na fase de apuramento para o Mundial 2022. A selecção das quinas precisa de assegurar o primeiro lugar para garantir o apuramento directo para o Qatar.
No sorteio que se realizou esta se em Zurique, na Suíça, o nome de Portugal foi o primeiro a ler-se, o que significa que ficará no grupo A. A selecção das quinas vai ter apenas quatro oponentes.
A Sérvia foi o primeiro adversário conhecido de Portugal, directamente do pote 2. Recentemente, Portugal defrontou a selecção de Kovacic para o apuramento para o europeu. No primeiro jogo, as selecções empataram. Na Sérvia, Cristiano Ronaldo e companhia venceram por 4-2.
A segunda selecção no caminho de Portugal é a República da Irlanda. A última vez que se defrontaram foi em 2001. Já sem Roy Keane ou outras estrelas, teoricamente, a selecção não colocará entraves no caminho para 2022.
O Luxemburgo, uma das selecções mais fracas do pote 4, volta a reencontrar Portugal.
O Azerbaijão foi a última selecção a sair em sorteio, o que implica uma viagem de quase cinco mil quilómetros.
Portugal fazia parte do pote 1, por estar em quinto lugar no ranking da FIFA, e evitou, desde logo, a Bélgica, França, Inglaterra, Espanha, Itália, Croácia, Dinamarca, Alemanha e Países Baixos.
No sorteio, sem representantes das federações devido à pandemia de Covid-19, as 55 selecções são distribuídas em seis potes, e sorteadas em cinco grupos com seis equipas cada, e em outros cinco com cinco selecções.
O Mundial no Qatar decorre fora do habitual período entre Junho e Julho, devido ao forte calor naquele país, com a competição de 2022 a estar prevista para as datas entre 21 de Novembro e 18 de Dezembro.
GRUPOS
Grupo A: Portugal, Sérvia, República da Irlanda, Luxemburgo, Azerbaijão
Grupo B: Espanha, Suécia, Grécia, Geórgia, Kosovo
Grupo C: Itália, Suíça, Irlanda do Norte, Bulgária, Lituânia
Grupo D: França, Ucrânia, Finlândia, Bósnia, Cazaquistão
Grupo D: França, Ucrânia, Finlândia, Bósnia, Cazaquistão
Grupo E: Bélgica, País de Gales, República Checa, Bielorrússia, Estónia
Grupo F: Dinamarca, Áustria, Escócia, Israel, Ilhas Faroé, Moldávia
Grupo G: Holanda, Turquia, Noruega, Montenegro, Letónia, Gibraltar
Grupo H: Croácia, Eslováquia, Rússia, Eslovénia, Chipre, Malta
Grupo I: Inglaterra, Polónia, Hungria, Albânia, Andorra, São Marino
Grupo J: Alemanha, Roménia, Islândia, Macedónia do Norte, Arménia, Liechtenstein.