Portugal subiu uma posição entre os destinos turísticos mais competitivos do mundo, ficando colocado no 14.º lugar, num ranking que é liderado por Espanha e que é elaborado de dois anos pelo Fórum Económico Mundial.
Englobando um total de 136 países, o ‘Travel and Tourism Competitiveness Report”, divulgado esta quinta-feira, classifica os destinos turísticos mais competitivos com base em parâmetros como as características principais dos países, as políticas turísticas, as infraestruturas, os recursos naturais e culturais, ou a segurança.
No que diz respeito a Portugal, a segurança foi um dos parâmetros com melhor classificação, com 6,3 pontos em sete possíveis, os mesmos que foram obtidos nas categorias saúde e higiene.
No entanto, foi na categoria relativa às infraestruturas turísticas nacionais que o país alcançou a melhor classificação, com 6,4 pontos, com o Fórum Económico Mundial a colocar mesmo Portugal como o quarto melhor país.
Já nas categorias infraestruturas de aeroportos, recursos naturais, património cultural e viagens de negócios, Portugal recebeu uma classificação mais baixa, não indo além dos 3,9 pontos. Ainda assim, a nota mais fraca diz respeito à competitividade de preços, categoria em que o país ficou mesmo na 73.ª posição do ranking.
No compito geral, Portugal obteve um total de 4,7 pontos, ultrapassando países como a China, a Holanda, a Suécia e a República da Irlanda.
Já Espanha volta a ficar no primeiro lugar do ‘Travel and Tourism Competitiveness Report”, tirando partido de uma oferta que combina cultura e recursos naturais, um forte serviço de apoio aos turistas, uma rede de transportes eficiente e políticas nacionais pensadas para o turismo.
A França manteve o segundo posto e a Alemanha no terceiro. O Japão surge no relatório no quarto lugar, na sequência de uma subida de cinco lugares, e o Reino Unido no quinto posto, o mesmo que ocupou no relatório anterior de 2015.
A lista mostra ainda o Brasil no 27.º posto (+1 posto), Cabo Verde no 83.º (+3) e Moçambique 122.º (+8 posições).