Portugal vai receber alguns dos migrantes que nesta altura, seguem a bordo do navio alemão Lifeline que deverá atracar, esta terça-feira à noite, em Malta. A informação foi adiantada, no Parlamento, pelo ministro da Administração Interna que, no entanto, não adianta, para já o número de pessoas que podem vir para Portugal.
Eduardo Cabrita disse que “o governo de Malta pediu ajuda para poder acolher o navio Lifeline” e que, ainda nesta manhã de terça-feira, houve telefonemas com o homólogo maltês para acertar detalhes.
Depois de o navio atracar, esta noite, em Malta, “os refugiados serão depois distribuídos por vários países, incluindo Portugal”, disse o ministro.
O navio Lifeline tem andado há deriva pelo Mediterrâneo depois de ver recusada entrada, num primeiro momento, em Itália e Malta.
Perante os deputados da comissão de Assuntos Constitucionais, Eduardo Cabrita sublinhou que Portugal é um dos países que “melhor integra os imigrantes, ocupando o segundo lugar na lista europeia” e que “foi o sexto país que recebeu mais imigrantes vindos da Grécia e de Itália, tendo colocado em prática vários programas de recolocação”.
O ministro da Administração Interna disse também que Portugal está a preparar um outro programa para receber refugiados de países terceiros.
FONTE: TSF