A Póvoa de Lanhoso acolheu pela primeira vez em Portugal a iniciativa Rescue Days este fim-de-semana, com cerca de duas centenas de bombeiros, oriundos de todo o país. A iniciativa abrangeu a formação nas áreas de desencarceramento, estabilização e área de trauma, incluindo automóveis novos, cedidos pela marca Renault, para seguir todas as tendências de novas viaturas “com as suas componentes eléctricas e as automáticas”.
“Passamos a mensagem aos bombeiros sobre as novas tecnologias e as novas formas de trabalhar», revelou ao PressMinho/O Amarense Fernando Matos, o responsável da empresa Interfire – Material de Protecção e Segurança, instalada na Zona Industrial da Pousa (Santo Tirso).
“É a primeira vez que a Rescue Days se realiza em Portugal”, referiu Fernando Matos, explicando que tal decorre da sua qualidade de representante em Portugal da marca Weber – Hydraulik, trazendo a Portugal seis formadores internacionais, um dos quais é quem dá formação oficial na Ferrari, técnico que se deslocou à Póvoa de Lanhoso, onde a iniciativa foi apoiada pelos Bombeiros Voluntários e também pela Câmara Municipal.
Joaquim Gomes (CP 2015)