A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do Serviço Municipal da Protecção Civil, organiza entre esta segunda-feira e dia 28, a III edição da Semana Municipal da Protecção Civil.
Acompanhado pelo vereador da Protecção Civil (PC), Ricardo Alves e pelo Coordenador Municipal, Pedro Dias, o presidente da autarquia, Frederico Castro, apresentou o programa destinado à comunidade e aos parceiros da PC “que já olham para este evento como referência”.
Referindo que “os fenómenos climatéricos dos últimos anos fizeram com que cada vez mais as pessoas estejam alertadas para a importância da Protecção Civil”, Frederico Castro afirmou a semana pretende “mostrar às pessoas os meios que temos à disposição, que podem ser mobilizados também no âmbito de parcerias com outras instituições, que têm um papel muito importante, assim como os autarcas”.
Sublinhou a importância do trabalho em conjunto para combater incêndios como foi o caso dos que deflagraram em Setembro passado. “Temos que estar munidos de equipamentos para quando for necessário usá-los, para darmos uma resposta eficaz em horas de aflição.”
Reforçou ainda a mensagem de que a informação relativa aos meios existentes e ao que fazer em caso catástrofe pode ser determinante na vida das pessoas. “Todos somos agentes da Protecção Civil e a Póvoa de Lanhoso vai ser, de 17 a 28 de Fevereiro, a capital da Protecção Civil na região. De entre outras áreas importantes, esta é crucial”, frisou.
PROGRAMA
Um dos destaques da Semana são exposição ‘Fogo Frio’, o Seminário ‘Os desafios da Protecção Civil no patamar local’ e a acção de sensibilização cujo tema é a ‘Prevenção de Acidentes com tractores agrícolas e florestais’.
A Exposição ‘Fogo Frio é inaugurada esta segunda-feira, pelas 10h00, e vai estar patente no Centro Interpretativo Maria da Fonte até Março. A ideia é mostrar que se pode reduzir as áreas ardidas com, por exemplo, a limpeza dos terrenos e zonas florestais com fogo controlado.
O Seminário ‘Os desafios da Protecção Civil no patamar local’ conta com a presença de investigadores da Universidade de Coimbra e da Universidade Atlântica, bom como do Comandante Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil do Ave, entre outros especialistas em matéria de PC. O Theatro Club recebe esta sessão no dia 18 de Fevereiro.
Realiza-se ainda uma acção sobre ‘Prevenção de Acidentes com tractores agrícolas e florestais’, por justificada pelo grande número de acidentes que têm ocorrido com estas máquinas na região. É no Salão Nobre, no dia 27-
Também no edifício dos Paços do Concelho realiza-se um Simulacro de Incêndio, envolvendo os/as colaboradores/as da Câmara e do Tribunal Judicial, no dia 21.
As propostas desta edição estão focadas na prevenção de riscos, sendo os públicos-alvo as crianças, a população sénior e a comunidade em geral. Também os/as agentes de PC com os quais o município conta para a organização desta Semana são visados: os Bombeiros Voluntários, a Cruz Vermelha e a GNR.