A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso já entregou os primeiros cartões para comparticipar a compra de medicamentos. “Vamos acabar com a situação de pessoas não terem dinheiro suficiente para comprarem a medicação de que necessitam”, assegura o seu Presidente, Avelino Silva. “Este programa é essencial para a Póvoa”, acredita.
Até início de agosto, cerca de 30 pedidos tinham dado entrada nos serviços da autarquia. Esta é mais uma medida de cariz social implementada pelo Município, que é considerado um dos mais familiarmente responsáveis do país, pelo observatório das famílias numerosas.
A Câmara recorda, a propósito, que, em finais de fevereiro, formalizou um protocolo com a associação Dignitude no âmbito do Programa abem, Rede Solidária do Medicamento, que visa a comparticipação de medicamentos para famílias carenciadas.
Os benefícios concedidos ao abrigo deste Programa abrangem exclusivamente os medicamentos, quando prescritos em receita médica e comparticipados pelo SNS.
Os beneficiários deste apoio são referenciados pela Rede Social e encaminhados para os serviços sociais. Cumprindo os requisitos do
protocolo respetivo, estes recebem um cartão para ser utilizado nas farmácias aderentes, identificadas com um dístico, de forma anónima e sem exposição da sua condição social e financeira.
Este Programa vem ainda dar reposta a um compromisso assumido desde o início do mandato por Avelino Silva. “Percebemos que era necessário alargar esta resposta a toda a população e não apenas aos idosos. Há crianças, pessoas de maior idade, jovens que também precisam deste apoio”, relembra o autarca do PSD.
Luís Moreira (CP 8078)