A Praça-Mercado Municipal de Braga é o palco da exibição, esta sexta-feira, pelas 18h00, do documentário ‘A Revolução dos Cravos. Portugal da Ditadura à Democracia: uma perspectiva nórdica’, de Anne Kjersti Bjorn e Einar Braathenn.
Martin Dale, professor da Universidade do Minho, e a Comissão de Homenagem aos Democratas de Braga, são os responsáveis pela iniciativa, que conta com o apoio da Sonae, que disponibiliza o espaço para a sua exibição.
O norueguês Einar Braathen esteve em Lisboa no Verão de 1974 e depois em Braga durante o ‘Verão quente’ de 1975. Na altura era ainda um jovem estudante de liceu na Noruega. Durante o ataque à sede do PCP, em Agosto, no Campo da Vinha, foi atingido por várias balas. Este episódio foi notícia em jornais internacionais, sobretudo na Escandinávia. A sua história é contada no livro ‘Quando Portugal ardeu’, do jornalista Miguel Carvalho, editado pela Oficina do Livro.
Neste documentário, Einar regressa a Portugal 50 anos depois e analisa o que aconteceu no período de 1974-75 e as ameaças actuais à democracia no país e na Europa em geral. O documentário inclui entrevistas com Vasco Lourenço, Fernando Rosas, Francisco Louça, Raquel Varela, Isabel Soares, entre outros.
Einar Braathren é professor investigador da Universidade Metropolitana de Oslo e tem publicado diversos estudos sobre países de língua portuguesa, em particular, Brasil, Moçambique e Portugal.
Anne Kjersti Bjorn é realizadora e argumentista norueguesa e autora de filmes como ‘Young Beautiful and Gifted’ (2001), ‘The Dream of Olympics’ (2016) e ‘When the Woman Came to the World’ (2023).