A praia fluvial de Adaúfe, em Braga, recebeu pela primeira vez a Bandeira Azul, atribuída pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Cepães, Mar, Ofir e Apúlia, todas no concelho de Esposende, são as únicas praias costeira no distrito bracarense a poder hastear este ano a bandeira.
A distinção foi atribuída este ano a 314 praias, mais 15 atribuições do que em 2015, ultrapassando pela primeira vez a barreira das três centenas, anunciou o presidente da associação promotora em Portugal, esta sexta-feira.
No ano em que se comemoram 30 anos de Bandeira Azul, sob o mote ‘Trinta anos, trinta critérios, um objectivo’, João Archer referiu que o facto de a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) atribuir mais de 300 distinções a praias é uma marca “significativa”.
Em termos de valores brutos, Portugal é o quinto país com mais galardões conferidos, entre os 54 países que os atribuem, atrás da Espanha (578), Turquia (436), Grécia (395) e França (379).
Do total das bandeiras que vão ser hasteadas nas praias portuguesas, 292 são em praias costeiras e 22 são em praias fluviais, registando-se entre elas 10 que nunca tinham recebido a distinção.
A região Norte conta este ano com 69 bandeiras nas praias (mais quatro do que em 2015), o Centro ganhou cinco, tendo um total de 32, a região Tejo tem 52 (menos duas do que no ano passado) e o Alentejo 27 (mais uma do que em 2015).
Tendo em conta os critérios de atribuição da Bandeira Azul, desde a “informação e educação ambiental”, “qualidade da água”, “gestão ambiental e equipamentos” e “segurança e serviços”, o presidente da ABAE, João Archer, considera que a possibilidade de se hastearem 314 bandeiras este ano é reflexo “de um caminho de sucesso”.
FG (CP 1200)