Com uma ameaça de guerra eminente com uma possível incursão militar russa em solo ucraniano está a assolar o território europeu. Sendo a Rússia a principal fonte de gás da Europa, pode avistar-se uma crise energética em toda a Europa que já está a afectar os preços não só do gás, como também da electricidade e petróleo.
De acordo com a Bloomberg, citada pelo Executive Digest, o stock de gás na Europa a um nível “significativamente baixo” e com preços quatro vezes acima do normal para a altura do ano. Na manhã desta segunda-feira este cifrava-se nos 88 euros/MWh, o valor mais alto desde 31 de Janeiro.
No que respeita à electricidade, na Alemanha os valores dispararam 11%, para 177 euros/MWh, enquanto no mercado ibérico, o MWh atingiu os 183 euros.
Esta manhã de segunda-feira o preço do barril de petróleo Brent para entrega em Abril ultrapassou a barreira dos 95 dólares no mercado de futuros de Londres, sendo negociado a 95,57 dólares, o que representa um aumento de 1,15% face ao acerto da última sexta-feira.
Na sexta-feira, o petróleo do Mar do Norte, referência na Europa, tinha encerrado o dia no International Exchange Futures com uma valorização de 3,10 dólares em relação ao dia anterior.