Os preços de electricidade, do pão, das rendas e das telecomunicações aumentam esta sexta-feira, enquanto as tarifas do gás, do leite e dos transportes públicos deverão manter-se.
As tarifas de electricidade no mercado regulado vão subir 2,5% para os consumidores domésticos, representando um aumento de 1,18 euros numa factura média mensal de 47,6 euros.
Já a tarifa social para os consumidores considerados vulneráveis em termos económicos terá uma subida de 0,9%, equivalente a mais 19 cêntimos numa factura média mensal de electricidade de 21,5 euros.
No caso do pão, a actualização do preço deve situar-se entre os 2 e os 3% em 2016, o que, segundo já anunciou a associação do sector, deve significar um impacto de cerca de meio cêntimo por unidade.
O valor das rendas deverá aumentar 0,16%, depois de este ano ter ficado congelado, de acordo com os números da inflação dos últimos 12 meses até Agosto, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Os preços do gás e do leite deverão manter-se, para já, inalterados, embora, no primeiro caso, esteja prevista para o dia 1 de Julho uma actualização tarifária para os consumidores que se mantêm no mercado regulado.
No caso do leite, a associação do sector indica que, em condições normais, não haverá alterações até ao final do primeiro semestre.