Macedo Barbosa surpreendeu tudo e todos esta quinta-feira durante a apresentação do programa ‘Braga Florida’ ao reivindicar da Câmara Municipal um programa de acção que leve mais moradores para o centro histórico. “Primeiro os moradores, depois as flores”, afirmou ao PressMinho.
Depois de ouvir Altino Bessa, vereador do Ambiente, a desafiar os moradores e comerciantes a se associarem a mais uma edição do ‘Braga Florida’, de forma a tornar mais “atractivo”, quer para o turismo para o comércio, o centro histórico com as suas varandas e ruas transformadas em “jardins”, o presidente da Associação Comercial de Braga (ACB) lembrou que “a maioria das varandas estão vagas porque não vive ninguém nas casas”.
Dirigindo-se a Bessa, o patrão dos comerciantes bracarenses referiu que para o ‘Braga Florida’, iniciativa que conta com a parceira da própria ACB, “traduzir os seus objectivos” precisa de mais moradores no centro da cidade.
“É uma questão que tem que ser resolvida: O centro da cidade está cheio de varandas e de um património histórico construído abandonado e sem moradores”, insistiu Macedo Barbosa.
Já em conversa com o PressMinho, o líder da ACB, voltou a frisar o que antes dissera: o centro histórico precisa “primeiro de moradores e depois de flores”.
‘Braga Florida’ integra projecto nacional
A principal novidade do ‘Braga Florida 2016’ é de integrar o projecto nacional Eva Dream’, que pretende florir todo o país.
Tó Romano, director da Central Models e mentor do movimento, anunciou que a Braga é a sétima cidade a aderir ao “sonho de fazer do país um jardim à beira mar plantado’.
Lembrando que Portugal é cada vez mais procurado pelo turista estrangeiro, Tó Romano explicou que o Eva Dream tem também como objectivo “dar uma nova imagem de um país ligadas às flores”.
O objectivo do ‘Braga Florida’ passa por dinamizar as ruas do centro histórico e obter uma cidade “mais alegre, colorida e embelezada” e “atractiva para os munícipes e vistantes”. referiu Altino Bessa
Esta edição tem um “novo impulso” com a oferta de mil floreiras, a somar às 800 já entregues nos dois anos transactos, e um alargamento significativo no número de ruas, de 25 para 40.
O projecto ‘Braga Florida’ conta ainda com a parceria das juntas de freguesia da Sé, Maximinos e Cividade, S. João do Souto e S. Lázaro, S. Victor e S. Vicente. As inscrições podem ser efectuadas até dia 27 de Maio na respectiva sede de freguesia ou na Câmara Municipal, junto do Pelouro do Ambiente, Energia e Desenvolvimento Rural ou através do email ambiente@cm-braga.pt. A inscrição é gratuita e a distribuição das floreiras terá lugar a 3 de Junho, Dia Mundial do Ambiente.
Fernando Gualtieri (CP 1200)