O presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, afastou com “efeitos imediatos” o vereador do Desporto e Juventude, Nelson Felgueiras. Em causa suspeitas em torno da atribuição de subsídios na área do Desporto.
O autarca socialista, em nota enviada esta quarta-feira à comunicação social, decidiu ainda realizar uma auditoria interna para “análise do cumprimento dos requisitos legais e regulamentares no processo de atribuição de apoios às associações desportivas, na modalidade de artes marciais, relativamente aos anos de 2020 a 2023”.
Domingos Bragança justifica a decisão com o teor da notícia publicada no Jornal de Notícias do passado dia 17, sob o título ‘Associação pede militantes para o PS de Guimarães’, alegadamente a pedido do próprio Nelson Felgueiras. Em causa estão ainda suspeitas em torno da atribuição de subsídios na área do desporto.
A polémica teve origem numa mensagem oriunda da KTF – Associação de Desportos de Combate que beneficiou de apoios municipais em duas épocas de 35 mil euros, onde os associados são estimulados a aderir ao PS, como forma de agradecimento pelo trabalho de Nelson Felgueiras enquanto vereador responsável pelo desporto.
Na mensagem, o presidente da KTF escreve: “vamos ajudar quem merece e nos tem ajudado (…) o vereador do Desporto precisa um pouco da nossa ajuda como tem ajudado no que pode, cabe agora tentarmos retribuir”.
Em resultado desta auditoria, o vereador passa a exercer o seu cargo em “regime de não permanência”.
Fernando Gualtieri (CP 7889)