Foram várias dezenas de alunos da Universidade Sénior de Esposende que receberam pelas mãos do presidente da RUTIS dois certificados de formação, um da plataforma da rede das universidades e um outro emitido pela Associação Cidadãos local com registo nacional.
A entrega decorreu em vários locais do concelho, visto que são quatro os pólos de formação existentes e que recebem formação da Universidade Sénior.
Durante a entrega da certificação, Luís Jacob deixou elogios ao trabalho desenvolvido pela Associação de Cidadãos de Esposende, deixando uma clara mensagem de total apoio da RUTIS em futuras acções de formação a realizar no concelho.
Luís Jacob, em reunião com os responsáveis da Associação de Cidadãos de Esposende, endereçou o convite para o próximo congresso nacional. “Gostaria que a Universidade Sénior de Esposende apresente o seu trabalho a nível nacional”, disse o responsável. Este convite foi aceite pelos responsáveis locais, que desta forma veem o seu trabalho reconhecido e merecedor de destaque.
Fazem parte da RUTIS mais de 300 universidades seniores, pelo que a participação da Universidade Sénior de Esposende no próximo congresso nacional é considerada motivo de “orgulho e satisfação”.
SUCESSO
Foi um “sucesso”: é assim que Maria Araújo, responsável pela Universidade Sénior de Esposende, define o ano lectivo 2019. Foram dezenas de alunos formados, dezenas de actividades realizadas e, o que considera mais importante, uma população sénior “mais activa e participativa na sociedade”.
Criada em Janeiro de 2018, a primeira Universidade Sénior no concelho converteu-se, refere Maria Araújo, “numa referência nacional pela qualidade no ensino e pelas diferentes actividades realizadas”.
Ao longo do período lectivo, foram várias as actividades desenvolvidas: palestras sobre nutrição, segurança na internet e bullying.
Na formação em sala foram ministrados cursos de informática iniciação e informática avançada, assim como uma acção de língua em inglês; esta formação foi destinada a um público maior de 50 anos e realizada em diferentes locais do concelho.
Uma outra acção de formação foi realizada dando seguimento ao pedido feito por Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, que no congresso nacional da RUTIS pediu às universidades seniores para reforçarem as acções na faixa etária acima dos 70 anos. A Universidade Sénior de Esposende correspondeu ao apelo e realizou uma acção onde os alunos tinham todos mais de 70 anos de idade.