Prince, falecido em abril, ajudou de forma secreta uma Organização Não Governamental em Cabul, capital do Afeganistão, com milhares de dólares nos últimos anos, permitindo o treino de 200 escuteiros, anunciou essa ONG.
Os fundos enviados por Prince para Cabul eram recebidos por Betty Tisdale, uma norte-americana que conheceu o cantor em 2010 e que lhe relatou a sua experiência na ajuda a crianças em teatros de guerra, nomeadamente no Vietname e no Afeganistão.
“Ela perguntou-me o que seria preciso para dar um impulso ao projeto de transformar um antigo edifício num centro para a formação de líderes escuteiros”, recordou à agência AFP a directora do projecto, Marnie Gustavson, relatando a conversa com Betty Tisdale.
“Uns dias depois, ela enviou-me um cheque de 15 mil dólares [13,1 mil euros], completamente inesperado. Disse-me que vinha do Prince, que gostava muito do que fazíamos, mas pediu para não dizer a ninguém”, acrescentou a responsável, confirmando doações anuais de 6 mil dólares, cerca de 5,2 mil euros, desde então.
O cantor morreu no mês passado, com 57 anos e sem deixar testamento.