O programa ‘5 ao dia’ assinalou esta quarta-feira, em Braga, dez anos de sensibilização junto das crianças em idade escolar, para importância da adopção de hábitos de alimentação saudável através do consumo diário de pelo menos cinco porções de frutos e hortícolas. O programa vai ser alargado a Esposende, Terras de Bouro, Amares e Vila Verde
Desenvolvido em colaboração com o Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) e com a Associação ‘5 ao dia’, ao longo de uma década o programa já chegou a 15 mil crianças da região norte, estimando-se que as iniciativas abranjam durante este ano lectivo mais de 1.800 alunos do 4.º ano de escolaridade das escolas do concelho bracarense.
Na sessão inaugural, na qual participaram de meia centena de alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo da escola EB1 de Gualtar, Lídia Dias, vereadora da Educação, destacou o carácter pedagógico da iniciativa, não apenas para as crianças, como também para as famílias.
“Este é um programa que já está perfeitamente enraizado nos projectos educativos das escolas. O nosso foco são as crianças do 4.º ano porque se encontram numa definição importante de transição escolar e conseguem absorver melhor um conjunto de aprendizagens e competências fundamentais não só para eles, mas também para as suas famílias ao assumirem-se como embaixadores de boas práticas em casa”, sustentou.
Além da promoção de uma alimentação infantil saudável, o programa ‘5 ao dia’ contribui para a prevenção de doenças crónicas associadas aos maus hábitos de alimentação, nomeadamente a obesidade, incentivando o consumo de produtos hortofrutícolas.
Dada a importância social do programa e do seu contributo para a melhoria dos hábitos alimentares das crianças, o programa foi alargado aos diversos concelhos do distrito de Braga, estando já confirmada a presença de crianças do 4.º ano do 1.º ciclo das escolas dos concelhos de Braga, Esposende, Terras de Bouro, Amares e Vila Verde. Com esta medida, o projecto chega a 2.500 alunos.
O ‘5 ao dia’ é desenvolvido em diversos mercados abastecedores do país e a nível nacional o programa já atingiu 80 mil crianças durante os dez anos.
“Ao trabalharmos estas boas práticas de alimentação nas crianças, estamos a ajudar a formar cidadãos mais esclarecidos e atentos a uma alimentação cuidada e equilibrada”, concluiu Lídia Dias.