O programa ‘5 ao Dia’ vai chegar à população à população mais idosa do concelho de Braga e alargado a alunos do 1.º ciclo de Vila Verde, Amares, Terras de Bouro, Esposende e Fafe, anunciou esta quarta-feira a vereadora da Educação, Lídia Dias, no arranque da 8.ª edição da iniciativa que visa a promoção do consumo diário de 5 frutos e/ou hortícolas junto de crianças em idade escolar.
Desenvolvido em colaboração com o Mercado Abastecedor da Região de Braga (MARB) e com a Associação ‘5 ao Dia’, nos últimos seis anos o programa chegou a cerca de dez mil crianças, estimando-se que as iniciativas abranjam este ano lectivo mais de 1.800 alunos do 4.º ano de escolaridade.
A Associação ‘5 ao Dia’ e o MARB decidiram neste ano lectivo a alargar o programa ‘5 ao Dia’ aos diversos concelhos do distrito de Braga, estando já confirmada a presença de crianças do 4.º ano do 1.º ciclo das escolas dos concelhos de Vila Verde, Amares, Terras de Bouro, Esposende e Fafe.
FAZER PEDAGOGIA
Na sessão inaugural do programa, que contou com a participação de meia centena de crianças do 4.º ano das 4.º ano das EB1 Cruz e EB1 Garapôa, ambas pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Celeirós, Lídia Dias, destacou o carácter pedagógico da iniciativa, não apenas para as crianças, como também para as famílias.
“Ao trabalharmos estas boas práticas de alimentação nas crianças, estamos também a chegar aos pais e às famílias, consciencializando-os para a importância de fazer uma alimentação cuidada e equilibrada”, referiu.
A par do ‘5 ao Dia’, a autarquia tem vindo a implementar diversas iniciativas que visam sensibilizar a comunidade escolar para esta temática, nomeadamente a distribuição de fruta nas escolas, o projecto ‘Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável’ ou o projecto pedagógico ‘Curte o Iogurte’.
Segundo a autarca, este ano lectivo está também a ser distribuído pelas escolas um flyer com os ‘10 Passos por uma vida mais saudável’.
Nesta 8.ª edição, o programa surge com algumas novidades pedagógicas e uma nova imagem, continuando a contar com a parceria da ‘NUTRI VENTURES Corporation NVC, S.A’, entidade detentora de uma marca de entretenimento infantil que promove, exclusivamente, a alimentação saudável em mais de 30 países do mundo, e cujas séries de animação transmitidas em Portugal em canais televisivos como o PANDA e RTP2, são bem conhecidas das crianças.
FG (CP 1200)