A Câmara de Vila Nova de Famalicão já apoiou 342 famílias no pagamento da renda, um investimento de 328 mil euros inserido no programa ‘Casa Feliz’, anunciou esta sexta-feira o município.
Os apoios são divididos em três escalões. O escalão A corresponde a um apoio mensal de 100 euros e foi atribuído a 113 candidatos. O subsídio mensal relativo ao escalão B é de 75 euros e foi atribuído a 183 candidatos. Já o escalão C corresponde a um apoio mensal de 50 euros e foi atribuído a 46 candidatos.
Segundo a autarquia, este ano volta a verificar-se um aumento do investimento municipal afecto ao programa e do número de famílias beneficiadas. Em 2022, o investimento da Câmara Municipal fixou-se nos 292 mil euros, beneficiando 303 famílias.
“Em Famalicão estamos atentos àquelas que são as reais necessidades das pessoas e o Casa Feliz tem sido, ao longo dos anos, um bom exemplo do quanto a Câmara Municipal está focada nos seus cidadãos, nomeadamente, no seu bem-estar e qualidade de vida”, afirma o presidente da autarquia, Mário Passos (PSD), citado mo comunicado.
O autarca relembra ainda que a área social representa a maior fatia do Plano e Orçamento para 2023 da Câmara Municipal.
Para além da vertente de apoio às rendas, em vigor desde 2012, o comunicado recorda que o programa Casa Feliz arrancou em 2005 com uma vertente de apoio às obras.
Com este projecto, as famílias que mais precisam têm acesso a um apoio financeiro até 5 mil euros para a realização de obras de reparação da habitação, proporcionando as condições mínimas de bem-estar.