O projecto ‘Aqua Cávado – O Rio que nos Une’ está de regresso com novas acções. Promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado e pela Agência de Energia do Cávado com o objectivo de sensibilizar a comunidade para a importância da utilização e conservação do rio Cávado, o projecto desenvolve- se até Outubro sob o tema ‘O Rio e o Homem’.
O presidente da CIM Cávado, Ricardo Rio, sublinha o facto do projecto afirmar e promover o território que tem no rio o seu principal traço identitário. “Entre os seis municípios que compõem a CIM há um traço de identidade física e imaterial que é precisamente esta proximidade com o rio e a possibilidade de o aproveitarmos enquanto factor de desenvolvimento ambiental e turístico”, referiu o também autarca bracarense.
De entre as várias acções previstas, Ricardo Rio destacou a componente da sensibilização, que inclui a realização de diversas iniciativas para os alunos e população em geral, o concurso de fotografia e a primeira edição do ‘Transcávado’, um passeio de BTT que pretende reunir cerca de 200 participantes para realizar o percurso desde a foz do rio, em Esposende, até Montalegre.
Segundo o autarca, as iniciativas da CIM Cávado não se esgotam neste projecto, lembrando o trabalho que está a ser desenvolvido pelos diversos municípios no sentido de alargar a rede de praias fluviais e, ainda, o projecto da Ecovia do Cávado que “se encontra numa fase muito adiantada de desenvolvimento”.
O projecto ‘Aqua Cávado – O Rio que nos Une’ preconiza o desenvolvimento de dezenas de actividades de diversas tipologias, tendo como principal área de actuação o rio Cávado e seus afluentes mais importantes. Para além da CIM Cávado e da Agência de Energia do Cávado, o projecto tem como parceiros os municípios do território da NUT III Cávado, a Esposende Ambiente, o Mosteiro de Tibães, a AGERE e a Katavus.