A Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA) arrancou este mês com o Projecto CLDS -4GEIRA, em prol da Inclusão Social e do Combate à Pobreza e Discriminação, no concelho de Terras de Bouro.
O Projecto GEIRA – Gerações, Emprego, Inclusão e Revitalização de Actividades no concelho de Terras de Bouro, integrado nos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS – 4G) tem como objectivo “a inclusão social de grupos populacionais que revelem maiores níveis de fragilidade social no território de Terras de Bouro. Este constitui-se como um instrumento de combate à exclusão social, fortemente marcado por uma intervenção de proximidade junto da comunidade local”, pode ler-se em nota enviada.
Este instrumento de planeamento da intervenção a desenvolver pelo CLDS 4GEIRA apresenta 26 actividades, subdivididas pelos seus três eixos de intervenção – Emprego, Formação e Qualificação, Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil e Promoção do envelhecimento activo e apoio à população idosa.
O CLDS 4GEIRA terá a duração de 36 meses e estará sediado na sede do concelho de Terras de Bouro, fazendo ainda atendimento descentralizado num pólo na zona do Vale do Cávado.
O projecto estará em funcionamento todos os dias da semana, com uma equipa especializada que fará o atendimento a toda a população e terá ainda disponível dois postos de internet para jovens ou adultos em procura activa de emprego, ou ainda empresários/as, agricultores/as que beneficiem dos serviços do projecto.
A população terá ainda acesso diário à informação mais actualizada, através da disponibilização de Jornais locais e regionais para consulta, assim como terá ainda a possibilidade de usufruir de uma pequena biblioteca para consulta e empréstimo.
Pretende-se, acima de tudo, “potenciar os recursos endógenos do território, promovendo a cooperação territorial e inter-institucional, contribuindo assim para a afirmação de uma identidade territorial do concelho de Terras de Bouro”.