O projecto Grupo Psicoeducativo de Cuidadores/as de Pessoas com Demência já iniciou a sua actividade com um encontro, na Casa da Juventude de Esposende, sobre a temática ‘Compreender a demência’, pela a médica neurologista, Sandra Perdigão, anunciou o município.
Este projeto, desenvolvido no âmbito da Rede Social de Esposende, resulta da celebração do protocolo de colaboração para a implementação do Projecto Cuidar de Quem Cuida (CQC), no concelho, com o objectivo de criar uma rede de suporte formal aos cuidadores/as informais e, proporcionalmente, promover a melhoria da qualidade de vida destes/as e, ainda, das pessoas cuidadas.
“O Grupo Psicoeducativo constitui-se num espaço privilegiado para trabalhar os desafios que se colocam quando se assume o papel de cuidar de uma pessoa com demência, tendo como objectivos: a partilha de informação, o treino de competências e o apoio emocional”, explica a autarquia em nota à imprensa.
Em todas as sessões está presente um/a profissional com formação específica e que promove a dinamização das sessões. As sessões contam, também, com a presença de um/a convidado/a com experiência na intervenção junto de pessoas com demência.
Em Esposende, o encontro do Grupo Psicoeducativo realizar-se com uma frequência quinzenal, aos sábados de manhã, na Casa da Juventude e, ao longo do seu programa, os/as cuidadores/as informais “tem acesso a informação partilhada por diversos/as profissionais convidados/as, de diversas áreas, designadamente, nutrição, enfermagem, psicologia, gerontologia e serviço social”.
“Esposende está entre as 24 autarquias nacionais reconhecidas pelo cumprimento dos critérios definidos pelo projeto do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, devido à implementação das melhores práticas e medidas de apoio, em benefício dos cuidadores informais”, recorda o município presidido por Benjamim Pereira.
O projeto Cuidar de Quem Cuida (CQC) arrancou, em Esposende, no dia 5 de Novembro de 2020, Dia Mundial do Cuidador Informal, e visa a promoção de respostas de apoio especializado aos cuidadores informais de pessoas com demência ou em situação de pós-AVC.
Em Esposende, os cuidadores informais dispõem de informação e aconselhamento, grupos psicoeducativos e apoio psicológico, podendo, para o efeito, contactar os serviços presencialmente na Divisão da Coesão e Desenvolvimento Social, através do 937630860 ou do e-mail accaosocial@cm-esposende.pt