Transfronteiriça Gerês-Xurés, financiado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal (POCTEP), no Pazo de Vilamarín, em Ourense.
Em comunicado, a Câmara de Terras de Bouro explica que este projecto nasce com o objetivo de fortalecer a identidade desta Reserva da Biosfera Transfronteira através do seu desenvolvimento económico e turístico sustentável e da protecção e conservação do seu património natural e cultural.
O território da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés abrange as áreas correspondentes ao Parque Nacional da Peneda Gerês, no Norte de Portugal, e o Parque Natural da Baixa Limia-Serra do Xúres, na Galiza.
O projecto tem um orçamento de cerca de dois milhões de euros e duração prevista até 31 de Dezembro de 2019.
Integra a Direcção Geral de Património Natural (Conselheria de Ambiente da Xunta da Galiza), Agência de Turismo da Galiza, Deputación de Ourense, Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional – Norte, Turismo do Porto e Norte de Portugal, ADERE – Peneda Gerês e ARDAL, bem como dos Municípios de Melgaço, Ponte da Barca, Terras de Bouro, Montalegre e Arcos de Valdevez.
Tem como objectivos “melhorar a qualidade de vida da população local, aumentar a atractividade turística, económica e demográfica do território em questão, melhorar a qualidade dos serviços e produtos endógenos comercializados e melhorar o conhecimento sobre a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés por parte da comunidade local (a nível regional, nacional e internacional)”.
Pretende ainda “melhorar o estado de conservação e protecção do rico e vasto património natural e cultural associado à reserva, melhorar as condições de acessibilidade, sinalização e ambientais deste espaço classificado e, ainda, contribuir para a harmonização dos instrumentos de planeamento e ordenamento territorial que atualmente regulam este território”.
O evento de apresentação do projeto Gêres_Xures_Dinamico assume o formato de conferência-debate, contando com a presença da vice-presidente da CCDR-N, Ester Gomes da Silva, do Presidente da Deputación de Ourense, José Manuel Baltar Blanco, do vice-presidente do Porto e Norte de Portugal, Jorge Magalhães, e, em representação do coordenador do projecto, da diretora geral de Património Natural da Xunta da Galiza, Ana María Díaz López.
Na mesa redonda de debate sobre as potencialidades e obstáculos para o desenvolvimento local na área da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês- Xurés participarão os presidentes da Câmara e alcaides Plácido Alvarez Dobaño (Muiños), Maria del Carmen Yañez Salgado (Lobios), Ramón Alonso López (Entrimo), João Esteves (Câmara de Arcos de Valdevez) e Manoel Batista (Câmara de Melgaço).