Ricardo Rio visitou, esta terça-feira, a EB1 de S. Victor, estabelecimento de ensino onde foi implementado, a nível experimental, uma actividade extracurricular na área das artes digitais.
Durante quatro dias, os alunos de S. Victor tiveram contacto directo com as artes, em especial a arte digital, num projecto que se repete no 3.º período do ano lectivo na EB1 das Enguardas.
Este é um projecto-piloto que se realiza no âmbito da candidatura de Braga a Cidade Criativa das Media Arts da UNESCO, que é formalmente apresentada durante o mês de Maio. Segundo o presidente da Câmara de Braga, “este é um título que a cidade quer ostentar de forma duradoura”.
“Esta candidatura é uma forma de mobilizarmos toda a comunidade e seus agentes para um posicionamento diferente de Braga, que quer ser vista como uma cidade moderna, inovadora, arrojada, criativa, jovem e culturalmente activa, bem como tecnológica e potenciadora dos recursos económicos e de investigação existentes no território”, afirmou Rio, destacando a importância do trabalho que está a ser realizado nas escolas.
O autarca salientou, igualmente, o “extraordinário” desafio que a candidatura representa para Braga. “É um processo de mobilização colectiva em que cada um, na sua área de intervenção, está a dar o seu valioso contributo. Queremos continuar a desenvolver iniciativas diferenciadoras e o concelho tem os recursos e iniciativas que nos dão um importante lastro para podermos aspirar ao reconhecimento da UNESCO”, sustentou.
Recorde-se que em 2004, a UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organisation) nomeou as Media Arts como um dos sete campos criativos vitais para o desenvolvimento urbano sustentável. Nesse âmbito, criou a Rede de Cidades Criativas – UNESCO Creative Cities Network (UCCN), para fortalecer a cooperação entre cidades que encontram na criatividade um factor estratégico de desenvolvimento social cultural e económico, estando actualmente presente em 54 países, com 116 cidades membros, das quais 9 são cidades Criativas Media Arts.
Actualmente existem nove Cidades Criativas Media Arts: York (Reino Unido, 2014), Linz (Áustria, 2014), Enghien-Les-Bains (França, 2013), Lyon (França, 2008), Austin (EUA – Texas, 2015), Dakar (Senegal, 2014), Tel Aviv-Yafo (Israel, 2014), Gwangju (Coreia do Sul, 2014), Sapporo (Japão, 2013).