Não serve só para a guerra: um drone lavou a torre da igreja paroquial de Gondar, de 28 metros de altura, em Guimarães. Ficou “completamente renovada”, afirma o pároco.
Em comunicado, o pároco João Matos adianta que a lavagem, com “tecnologia inovadora”, foi realizada graças à generosidade e responsabilidade social da empresa Solução Soalheira, a primeira e única em Portugal autorizada para este tipo de operação, numa demonstração de “um compromisso exemplar com a segurança e a manutenção de estruturas de difícil acesso”.
O padre sublinha que esta acção “é um marco histórico” já que é a primeira intervenção de limpeza com drone numa torre de igreja em Portugal, destacando-se como “um projecto pioneiro que alia inovação tecnológica e visão empreendedora”.
“Este avanço tecnológico não só coloca Gondar no mapa das soluções de limpeza avançadas, mas também abre portas para novas oportunidades no sector, consolidando a nossa região como referência em inovação”, diz, frisando que a torre, que era intervencionada há 25 anos, ficou “completamente renovada”.