Carlos Almeida é natural de Amares, mas actualmente é emigrante em França. Na passada sexta-feira chegou a Portugal para participar, no domingo seguinte, no baptizado do neto. Sábado, passou o dia todo com a família e no domingo, depois da boda, foi até ao armazém que tinha construído em Sequeiros e onde tinha um dos maiores stocks, em Portugal, de motas e bicicletas antigas, bem como milhares de peças e objectos.
Tinha sido tudo roubado. Mais de 70 motas e motociclos (a grande maioria de antes da Segunda Guerra Mundial), mais de 100 bicicletas, algumas peças únicas no Mundo, mais de 30 carrinhos de ferro e de carrosséis, bombas de gasolina antigas e “milhares de peças, que é o que me deixa mais triste, tinham desaparecido. No mínimo o prejuízo ronda os 250 mil euros”.
Carlos Almeida veio a público desmentir a notícia posta ontem a circular sobre este acontecimento. “Primeiro, não faço negócio com carros antigos em França, trabalhei foi durante um tempo numa sucata mas de carros modernos”; depois, desmente a própria GNR: “a mota que apareceu na berma de um caminho, e que eu julgo não estar relacionada com o assalto, foi encontrada há mais de um mês e meio e a GNR foi informada disso”, revela o português a viver em Lyon.
“A GNR não quis saber. No domingo, o anterior presidente da junta disse-me que a mota ainda estava lá. A verdade é que quando fui com os agentes da autoridade ao local ela já tinha desaparecido”. Por isso, “não é verdade que a mota tenha aparecido no domingo”.
O roubo terá sido feito pelas traseiras do armazém, onde existe um grande buraco, e terão sido feitas “várias viagens, de certeza mais de vinte, para levarem todo o material”.
O processo está nas mãos do Núcleo de Investigação Criminal da Póvoa de Lanhoso que tenta agora apanhar o rasto do material roubado. O caso já ultrapassou fronteiras e já é notícia em alguns jornais franceses. Carlos Almeida tem também recebido a solidariedade de muitos “amigos compradores” que estão a montar uma rede para tentar descobrir material roubado.
P.A.P. (CP 9420)