A Protecção Civil alerta para um agravamento das condições meteorológicas, especialmente entre esta quarta e as 12 horas de quinta-feira, relacionado com chuva, vento, neve e ondulação.
A Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) alerta para a possibilidade de piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, cheias rápidas (em meio urbano) e inundações por acumulação de águas pluviais ou insuficiência dos sistemas de drenagem.
Avisa também para a hipótese de inundações devido ao transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis.
A queda de ramos ou árvores devido ao vento mais forte e vias de circulação obstruídas por árvores ou deslizamentos de terras ou desabamentos de pedras, são outros efeitos esperados do mau tempo.
Assim, a ANPC recomenda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e a circulação com correntes de neve “sempre que se revele recomendável nas áreas atingidas pela queda de neve”.
Aconselha especial cuidado na circulação e permanência junto a áreas arborizadas, pela possibilidade de queda de ramos e árvores, e pede que se evite a permanência junto ao mar, bem como as terras altas devido ao vento.
Já o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou os distritos de Braga, Viana do Castelo, Bragança, Vila Real, Viseu e Guarda sob aviso amarelo até às 12 horas de quinta-feira devido às previsões de chuva forte e queda de neve acima dos 800 metros, sobretudo nas serras do Marão, Padrela, Montemuro e parte da Serra da Estrela.
O IPMA alerta para a possibilidade de ocorrência de trovoada e granizo, formação de gelo ou geada nas regiões do interior. O vento será moderado a forte (30 a 50 km/h) do quadrante oeste, com rajadas até 85 km/h.
Os distritos de Braga e Viana do Castelo encontra-se ainda sob alerta laranja devido ao estado do mar, passando a amarelo às 06 horas de quinta-feira.
FG (CP 1200)