A Câmara de Braga celebrou um protocolo de colaboração com a sua congénere o de Ponte de Lima cuja primeira medida resultante deste protocolo é a antecipação da data da Noite Branca de Braga, que vai passar a ter lugar na primeira semana de Setembro, deixando de se realizar na segunda semana onde, tradicionalmente, se realizam as Feiras Novas de Ponte de Lima.
“Esta sobreposição de datas era ‘uma pedra no sapato’ na relação entre os dois municípios e ia contra os anseios da generalidade da população que queria disfrutar de uma das mais antigas festas do país, como são as Feiras Novas de Ponte de Lima, e de uma das mais inovadoras iniciativas a nível cultural, como é o caso da Noite Branca de Braga”, referiu Ricardo Rio, presidente da autarquia bracarense a assinatura do protocolo que decorreu esta quinta-feira no edifício Clara Penha – Casa dos Sabores, em Ponte de Lima.
Este protocolo não se cinge apenas à questão da data dos eventos. Segundo Rio, a valorização ambiental, patrimonial e turística vão estar na “linha da frente” na articulação entre os dois municípios. “Braga e Ponte de Lima têm fortes relações históricas e são dois dos territórios mais antigos do país que cumpre continuar a valorizar. Em Maio iremos acolher em Braga o encontro nacional das cidades com centro histórico e este acordo vai dar origem a um conjunto de iniciativas que visam obter melhores resultados para as duas partes e servir cada vez melhor este território da Euro-Região”, sublinhou Ricardo Rio.
Esta colaboração permite uma aposta na atractividade e valorização turística dos dois concelhos. Apoiar a candidatura do Caminho Português de Santiago a Património Imaterial da Humanidade, ou desenvolver acções de valorização ambiental, são alguns dos eixos estratégicos desta parceria.
Para o presidente da Câmara de Ponte de Lima, o protocolo agora estabelecido permite uma “visão integrada para todo o território e é um bom exemplo para outras autarquias”. Victor Mendes destacou a importância do momento para “dois concelhos de fortes tradições” e que têm muito em comum.
“Enquanto decisores políticos temos obrigação de dar o nosso contributo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos. Estamos perante uma das cidades mais antigas do país, uma das mais visitadas ao longo do ano e acreditamos que esta parceria será muito importante para o nosso desenvolvimento”, referiu Victor Mendes, enaltecendo a “grande disponibilidade” de Ricardo Rio para alterar a data da realização da Noite Branca, de forma a não coincidir com a realização das Feiras Novas, referindo que uma postura destas “só pode ser de alguém que tem uma visão estratégica do que deve ser o desenvolvimento da região”.