A Comissão Política do PS de Caminha indicou, por “unanimidade e aclamação”, o actual presidente da Câmara Municipal, Rui Lages, como candidato às próximas eleições de Setembro deste ano.
Recorde-se que Lages assumiu a liderança do município na sequência da ida do presidente eleito, Miguel Alves, (de que era ‘vice’) para o Governo de António Costa.
Em Rui Lages, 36 anos, expressou o seu “orgulho e satisfação” por merecer a confiança do PS para liderar” um projecto político que se pretende plural e inclusivo”.
“A nossa candidatura será uma candidatura aberta, pluralista, democrática e de respeito pelos ideais de Abril, procurando fomentar o diálogo e a participação cidadã, garantindo que as decisões municipais sejam tomadas de forma inclusiva e eficaz”, afirma, citado em comunicado da estrutura socialista caminhense.
“Connosco a população do concelho de Caminha sabe que a Câmara é de todos e para todos, onde ninguém fica para trás, com a proximidade na acção”, diz.
Lages frisa que em jogo não está “não apenas um projecto político, mas um movimento cívico em favor das nossas gentes, da nossa terra, do nosso futuro”
O PS de Caminha assinala a “experiência consolidada de gestão autárquica” e o “trabalho notório” do autarca, nomeadamente por conseguir “por duas vezes a descida do IMI [Imposto Municipal sobre Imóveis] e uma baixa no IRS e na derrama”. Outro destaque é “a descida da dívida global” do município.
“A proximidade à população foi um dos pontos fortes que os militantes apontaram a Rui Lages. Um homem da terra, filho do concelho, com um foco permanente no bem-estar da população e no desenvolvimento sustentável do concelho”, refere a Concelhia, acrescentando que “o principal compromisso assumido foi o de representar os interesses da comunidade de forma responsável, transparente e com um objectivo firme para com o desenvolvimento local”.
Natural de Caminha, Rui Lages é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto e mestre em Direito Criminal pela Universidade Católica.