‘Conversas de uma J’ é o nome que a Distrital de Braga da Juventude Socialista (JS) deu ao roteiro de tertúlias pelo distrito, iniciado em Famalicão.
O roteiro de tertúlias pretende, em colaboração com as estruturas concelhias locais da JS e debatendo diversos temas da atualidade, percorrer todo o distrito com o objectivo “de fomentar a discussão, contactar com os militantes e atrair cada vez mais os jovens para a participação cívica e política”, explicam os jovens socialistas em comunicado à nossa redacção
Os deputados à Assembleia da República, João Galamba, do Partido Socialista e Joana Mortágua, do Bloco de Esquerda (BE), foram os convidados deste 1.º debate que se realizou num ambiente informal, ao ar livre, em Famalicão, sob o mote ‘Geringonça: Os novos desafios da Esquerda’ .
‘Geringonças’ no Distrito?
No tocante às questões autárquicas ambos os convidados, afirma JS, “não fecharam a porta a possíveis ‘Geringonças’ no distrito de Braga, afirmando que ambos os partidos já tomaram a sua posição, quer o PS no congresso nacional, quer o bloco na sua convenção, apesar de essa ser uma decisão que passará, sempre, pelo escrutínio das estruturas locais e distritais, sem esquecer nunca que o objectivo de ambas as forças políticas é apresentar candidaturas próprias”.
Relativamente ao balanço do actual governo, ambos “classificaram o mesmo como um momento singular da história da nossa democracia e que veio demonstrar que existe, claramente, uma diferença muito grande entre haver um governo em Portugal do Partido Socialista, ou haver em Portugal um Governo da Direita.
“Passando estes 8 meses de governação em revista, foram vários os campos em que essas diferenças se evidenciaram e ficaram a nu perante todos os portugueses. Temos o exemplo do orçamento do estado. É, de facto, um orçamento de mudança. Um orçamento que veio espelhar mudanças na área da Educação, da Saúde, do Ensino, na área social, na devolução de rendimentos às famílias, devolvendo a esperança aos portugueses e voltando-os a colocar no topo das prioridades da agenda governativa, referiu João Galamba”.
Litra: ‘Viragem à esquerda”
O líder da Distrital de Braga da JS, José Litra, concorda.
“A verdade é que se o balanço desta governação é objectivamente muito positivo, e a verdade é que se este orçamento do Estado é de facto um orçamento de mudança (…), também sabemos que o PS tem de continuar a ter uma postura mais ubíqua na defesa intransigente dos jovens do nosso país, mantendo-se na senda da viragem à esquerda”.
FG (CP 1200)