O PS apresentou, esta tarde, o programa eleitoral e Pedro Nuno Santos alertou: “O SNS está em risco nesta campanha”, sublinhando que “a ideia de colapso do SNS” serve a direita.
Pedro Nuno Santos promete apoiar a compra da primeira casa, com garantia pública ao financiamento bancário nos créditos para pessoas até aos 40 anos. Promete ainda negociar de imediato com as polícias e “iniciar negociações com os representantes dos professores com vista à recuperação do tempo de serviço de forma faseada”.
No programa eleitoral que Pedro Nuno Santos apresentou este domingo em Lisboa, anuncia que passará por aumentar a despesa dedutível com arrendamento em sede de IRS em 50 euros por ano até atingir os 800 euros.
Promete também rever a fórmula de cálculo para actualização de rendas, incluindo a evolução dos salários nos critérios de actualização em anos com inflação superior a 2%; bem como criar um Código do Arrendamento Urbano, unificando todas as regras.
Na proposta para apoiar a aquisição de casa própria, o programa refere especificamente que esta medida passaria por o “Estado prestar uma garantia pública ao financiamento bancário nos créditos para aquisição de casa própria de pessoas até aos 40 anos que ainda não tenham nenhuma habitação em seu nome”.
Entre outras medidas e em áreas diversas, na área do trabalho, o PS promete, conforme já é conhecido, estabelecer, em diálogo social na Comissão Permanente de Concertação Social, uma trajectória plurianual de aumento do Salário Mínimo Nacional que permita atingir pelo menos os mil euros em 2028.
(EM ATUALIZAÇÃO)
Carlos Machado Silva (CP 3022)