Entre os dias os próximos dias 26 e 30, a PSP lança, a nível nacional, acções de fiscalização especialmente direccionadas para a fiscalização dos veículos motorizados de duas rodas – motociclos e ciclomotores.
A operação visa também comportamentos de risco por parte de condutores de outros veículos que coloquem em causa a segurança dos motociclistas/ciclomotoristas.
“É hoje reconhecido que o comportamento humano é a condição mais relevante para a ocorrência da maioria dos acidentes de viação, seja por infracção e/ou desrespeito das regras e sinais de trânsito, seja perante um acontecimento inesperado”, refere, em comunicado, a PSP.
A operação está integrada no Plano Nacional de Fiscalização, que “estabelece como prioridade a fiscalização dos veículos de duas rodas, atendendo à gravidade das consequências dos acidentes com veículos de duas rodas com motor”.
Os agentes da Polícia têm especial incidência na detecção das seguintes infracções: não utilização de capacete de protecção; desrespeito ao sinal vermelho do semáforo; ultrapassagem irregular; mudanças irregulares de vias de trânsito; não sinalização de manobras; desrespeito das regras de prioridade; excesso de velocidade e condução sob influência de álcool.