A PSP tem já no terreno, em todo o território nacional, a Operação Verão Seguro 2018 – Polícia Sempre Presente, que decorre até 15 de Setembro.
“Portugal é um destino turístico de excelência e, consequentemente, os seus centros urbanos e zonas balneares também, facto que leva a PSP a considerar esta época como particular pela mobilidade demográfica que motiva, pelo fluxo de turistas que nos visitam e pelo início das férias escolares coincidindo com a época balnear”, explica a Polícia.
Em comunicado, aquela força adianta que “o empenho humano e material da PSP estará sempre presente, incidindo principalmente na prevenção e visibilidade policial, o contacto, sensibilização e fiscalização rodoviárias e consequente diminuição dos índices de sinistralidade rodoviária”.
Pressupõe ainda “uma presença efectiva nos grandes interfaces de transportes públicos e junto dos aglomerados populacionais com o objectivo de se manterem baixos os índices de criminalidade”.
As zonas aeroportuárias internacionais serão também alvo de atenção, bem como a segurança nas praias e zonas balneares.
Os programas Chave Directa (vigilância a residências de quem se ausenta para férias), Estou Aqui (pulseiras que permitem uma localização célere, direccionada e objectiva) e Portugal – Safer Place (direccionado aos turistas) continuarão a oferecer soluções de segurança e prevenção.