Em 2017, foram menos os casos de violência nas escolas. Os dados da PSP ainda são provisórios, mas já permitem falar de uma descida, avançou esta terça-feira à TSF Hugo Guinote, chefe de divisão de prevenção e proximidade da PSP, que coordena o programa Escola Segura.
“Temos uma descida generalizada de todos os indicadores que dizem respeito ao registo de ocorrências criminais e não criminais. Temos aproximadamente menos 380 ocorrências criminais e menos 110 ocorrências não criminais, quando comparados com o ano lectivo anterior”, revelou no Fórum TSF.
Também no Fórum TSF desta terça-feira, o Governo garantiu que são raros, os casos de violência nas escolas portuguesas, isto depois da morte de um homem a tiro no interior de uma escola da Nazaré.
O secretário de Estado da Educação, João Costa, disse que a estatística mostra uma taxa pouco expressiva, quando se olha para a violência grave dentro dos estabelecimentos de ensino.
“Temos um milhão, um milhão e 200 alunos todos os dias nas escolas e tivemos, no ano passado, reporte de ocorrências graves que não chega às 250, com uma descida face a anos anteriores, portanto, isto representa 0,02%. Sendo que uma é uma a mais. Uma ocorrência grave é uma a mais”, afirmou o governante.
FG (CP 1200)