A Divisão de Segurança Aeroportuária e Controlo Fronteiriço, do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, conseguiu recuperar um valioso anel que pertencia a um arcebispo brasileiro, e que foi furtado quando este passava pela zona de controlos de segurança do Aeroporto de Lisboa.
Em comunicado, a PSP indica que o ano, de metal precioso, ao que tudo indica de ouro, tinha sido deixado pelo representante da Igreja Católica “na posição de rastreio quando fazia procedimentos de segurança para embarcar em aeronave, sendo depois indevidamente levado por outro passageiro, que ilegitimamente assumiu a sua posse”.
Recorrendo a “vários parceiros locais, entre os quais diferentes companhias aéreas, uma vez que os envolvidos estavam em trânsito”, os agentes da PSP conseguiram recuperar o anel, “identificando e contactando com o autor do furto, que já se encontrava em outro destino e assegurar a recuperação do artigo do qual, ilegitimamente, se apropriara”.
A PSP informa que o anel pertencia a D. Airton José dos Santos, que é Arcebispo da Arquidiocese de Mariana – Minas Gerais, Brasil, desde Junho de 2018, e que já foi contactado pelas autoridades portuguesas, que agora lhe vão enviar o valioso símbolo religioso.
“Tal como o báculo e a mitra, o anel é outro dos objectos simbólicos da dignidade de um Bispo da Igreja Católica. Representativo da fidelidade e da união com a Igreja, o Anel Episcopal é a primeira das insígnias a ser benzida e a ser entregue ao novo Bispo na sua Cerimónia da sua sagração”, termina a PSP.
Com Executive Digest