A elaboração e concretização de um plano de marketing territorial, a mobilidade e a dinamização cultural e criativa são as três prioridades estratégicas definidas pelo conselho executivo da associação de municípios Quadrilátero Urbano para 2016, ano de arranque de uma “nova era”.
Relativamente ao Plano de Marketing Territorial, é considerada “uma ferramenta de reforço da notoriedade do Quadrilátero e reforço da evidência dos méritos e qualidades dos quatro municípios [Braga, Barcelos, Guimarães e Famalicão], que agregue as sinergias dos sete parceiros com a ambição de extrapolar internacionalmente as nossas valias e a criação de um chapéu comum a outras entidades”.
Em nota enviada ao PressMinho, o Quadrilátero afirma que a mobilidade apresenta-se “como uma questão prioritária, já que se afigura como a acção que mais em contacto e relação coloca os quatro municípios e a sua articulação com toda a envolvente regional, nacional e internacional”.
Também quanto à dinamização cultural e criativa, os autarcas são unânimes a apostar nem “consolidar e aprofundar o trabalho realizado, nomeadamente no que reporta à integração de bilhética, divulgação e programação concertada e promoção do cartão Quadrilátero”.
Foram também definidos os 7 grupos de trabalho para dinamizar as prioridades estratégicas, assim como outras dinâmicas que se pretendem impulsionar neste território: Quadrilátero Cooperação; Quadrilátero Mobilidade; Quadrilátero Parcerias Prospetivas; Quadrilátero Educação e Participação; Quadrilátero Cultural e Criativo; Quadrilátero Marketing; Quadrilátero Economia
Nova fase
Ricardo Rio, presidente do conselho executivo referiu que “esta foi uma reunião importante e decisiva para a operacionalização da nova fase da Quadrilátero. A definição do plano de acção para 2016 “é o início de uma nova era neste território que cada vez mais se quer afirmar além-fronteiras e particularmente reforçando o valor de cada município envolvido através das sinergias geradas do trabalho conjunto.”
Apresentando as três prioridades estratégicas que “foram unanimemente relevadas, apresentadas e aceites pelos membros do conselho executivo”, enfatizou “a importância do plano de marketing territorial que será um instrumento para fortalecer a exposição do que cada município possui de diferenciador e singular com repercussão para a região, procurando também a concertação de estratégias e actuações para dar mais visibilidade às mais-valias que temos e somos, potenciando também desta forma a atracção de investimento.”
As questões da mobilidade estão no centro da acção da Quadrilátero para “encontrar as melhores e mais sustentáveis soluções para a mobilidade dos quatro municípios mas sobretudo abrangendo as áreas de influência das duas comunidades intermunicipais em que se inserem, considerando o novo enquadramento legal mas principalmente o planeamento prospectivo da região”, explicou Rio.
“Queremos também continuar a dinamizar a área da cultura e criatividade, partindo da boa dinâmica e articulação já existente mas melhorando e concertando ainda mais as dinâmicas de cada concelho, procurando novas formas de diversificar a oferta, concertar sinergias e reforçar o trabalho em rede.”
Neste conselho executivo foi decidida a criação de um site com informação sobre a associação, importante meio de reforçar a visibilidade deste espaço territorial e das iniciativas desenvolvidas pela Quadrilátero.
O conselho executivo é o órgão de direcção da Quadrilátero constituído pelos presidentes dos órgãos executivos dos Municípios integrantes da Quadrilátero, acrescido – enquanto primeiros subscritores, em 2008, do Pacto para a Competitividade e Inovação do Quadrilátero – do reitor da Universidade do Minho, do presidente da direcção da Associação Industrial do Minho e do presidente do conselho de administração do Centro Tecnológico das Industrias Têxtil e do Vestuário, sendo um Presidente e os restantes vogais.
FG (CP 1200)