A Quinta Pedagógica de Braga assinala, esta quinta-feira, o Dia da Floresta Autóctone com um conjunto de actividades de sensibilização que contam com a participação de cerca de uma centena de crianças de escolas do concelho.
As comemorações contam, este ano, com a parceria da ATAHCA (Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave) que oferece o livro ‘Carvalho – a Árvore de Portugal’, um jogo de adivinhas, para os mais pequenos aprenderem a função dos carvalhais, e um lápis para não se esquecerem dos produtos que podemos obter da floresta.
Os alunos do Centro Escolar de Maximinos e do Jardim-de-infância de Estrada (Freguesia de Ferreiros) aprendem a fazer ‘granadas’ de argila, terra e sementes de leguminosas com bolotas de carvalho alvarinho, uma espécie autóctone outrora muito comum na nossa floresta.
Estas granadas de sementes serão depois lançadas nas zonas ardidas do concelho com vista à reflorestação com carvalhos durante uma caminhada que se realiza no próximo sábado, a partir das o9h30, no âmbito do programa ‘Florestar Braga2017’.