A Rampa da Falperra recebe este ano o dobro de pilotos internacionais e está já a animar o centro da cidade, apesar da chuva que se tem feito sentir esta sexta-feira. O campeonato nacional de montanha tem 55 inscritos, o regional conta com 32 participantes e o espanhol 12, num total de 160 viaturas.
António Barbosa Ferreira, presidente do Clube Automóvel do Minho, afirma que as últimas edições da Rampa da Falperra trouxeram até Braga cerca de 200 mil visitantes e mais de 150 equipas a competir.
Associada a este facto está uma forte dinâmica de lotação da hotelaria e restauração, especialmente durante os dias da prova, que tem uma extensão de cinco quilómetros e 200 metros, com um traçado “muito técnico no início e muito rápido no final”, segundo destacou António Barbosa Ferreira.
Este sábado realizam-se as qualificações da prova e no domingo, decorrem as provas oficiais, naquele que é o dia mais emotivo de toda a competição, das mais “espectaculares provas” do automobilismo nacional e internacional.
“Maio é um mês de luxo para o desporto automóvel em Braga”, afirmou Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, na apresentação da prova.
Após a realização da 38.ª edição da Rampa, a cidade recebe, no próximo dia 19, a Braga Street Stage, a Super Especial do Rally de Portugal que levará toda a emoção às ruas do centro histórico da cidade.