Um ‘arco-íris branco’ foi avistado no passado domingo de manhã junto à Lagoa D. João, Panchorra, concelho de Resende, em Viseu, para surpresa do autor da fotografia, Aires Ferreira, presidente da Junta de Freguesia de São Cipriano.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) descreve este ‘arco-íris branco’ como “arco-íris primário, constituído por uma faixa branca que aparece num alvo de nevoeiro ou neblina”.
Este fenómeno meteorológico raro difere do habitual arco-íris de várias cores por se apresentar em tons brancos, por norma com a “orla exterior vermelha e a interior azulada”.
Em declarações ao Jornal do Centro, Aires Ferreira falou do “fenómeno espectacular” com que se deparou na manhã de domingo.
“Eram 09h00, tínhamos ido caçar e estávamos à espera que o nevoeiro baixasse quando olhamos e vimos aquele arco-íris. Demorou cerca de 10 a 15 minutos”, contou o autarca ao jornal, realçando que avistar aquele arco-íris foi algo inédito para si e para as três pessoas que o acompanhavam.