O Regimento de Cavalaria nº6 (RC6) volta a abrir-se à comunidade para celebrar o seu 307.º aniversário. O dia festivo é anualmente comemorado a 21 de Julho e o programa de celebrações inclui um concerto no Theatro Circo, a 17 de Julho (21h30), com a participação da Banda Militar do Porto e do Grupo Canto D´Aqui; uma exposição estática de capacidades militares, de 21 a 24 de Julho, na Avenida Central, e uma cerimónia militar na Praça do Município, dia 23 de Julho (16h15), que será o ponto do alto das cerimónias.
“É com enorme satisfação que o município de Braga se associa a mais um aniversário do RC6 e colabora para que este possa ser celebrado desta forma extremamente positiva e de enorme envolvência com a comunidade Bracarense”, afirmou Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga, durante a conferência de imprensa de apresentação das comemorações.
De acordo com Rio, Braga sente orgulho nas realizações do RC6 no plano militar e no destaque que têm merecido as suas intervenções nas missões de paz internacionais em que participam, mas admira sobretudo a preocupação que revelam em ultrapassar as fronteiras do quartel e mergulhar na vida quotidiana da cidade que os acolhe.
“No domínio da protecção civil, no apoio a realizações desportivas, culturais e educativas, e também do ponto de vista solidário, o RC6 tem estado permanentemente disponível para ajudar a potenciar as actividades da cidade e suas instituições, o que nos deixa naturalmente satisfeitos e com vontade redobrada para retribuir essa disponibilidade”, afirmou.
O autarca sublinhou que o programa de comemorações cumpre bem com esses desígnios porque contempla uma dimensão cultural, a vertente militar com a exposição dos meios que têm ao serviço e finalmente o momento em que o RC6 desce à cidade para uma cerimónia solene.
Por seu turno, o comandante do RC6, António Varregoso, fez questão de frisar que a companhia se sente “ligada a Braga e extremamente bem recebida e acarinhada pelos bracarenses”.
“Entendemos que por ocasião destas comemorações devíamos abrir as portas à comunidade local e ir ao encontro da cidade, o que é fruto também da excelente relação com o município”, afirmou o militar.