A reabertura, se bem que parcial, do aeroporto de Zavantem, em Bruxelas, a partir de amanhã, domingo, foi recebida com satisfação pela comunidade portuguesa residente na Bélgica, apurou o PressMinho junto de emigrantes portugueses na capital belga.
“A partir de amanhã, domingo, o Aeroporto de Bruxelas estará parcialmente operacional” garantiu o responsável pelo aeroporto, Arnaud Feist, citado pela TSF, que adianta que estão previstos três voos da Brussels Airlines para Faro, Turim e Atenas.
Esta notícia foi recebida com “alívio” e “satisfação” pela comunidade portuguesa. “Há muito que esperamos a reabertura do aeroporto para que sejam normalizadas as deslocações aéreas, uma vez que desde os atentados estamos a ser obrigados a voar para Portugal a partir de outros aeroportos, nomeadamente luxemburgueses e alemães”, disse um trabalhador bracarense a residir em Bruxelas ao PressMinho.
A “boa notícia” para os 30 a 50 mil portugueses a residir na Bélgica surge 12 dias após o aeroporto da capital ter sido alvo de um ataque terrorista do autodenominado Estado Islâmico, a 22 de Março. Os atentados a Zavatem e à estação de metropolitano de Maelbeek provocaram 35 mortos e 359 feridos, tendo morrido os três bombistas suicidas.
Fernando Gualtieri (CP 1200)