O novo Plano de Desenvolvimento Social (PDS) de Braga para 2016-2021 foi aprovado por unanimidade esta quarta-feira em plenário da Rede Social. O documento traça as linhas mestras de intervenção na área social das instituições do concelho. Desenvolvimento e coesão social é o principal objectivo do plano que aposta na inclusão, emprego são eixos prioritários do PDS que será implementado pelas instituições através de diversos projectos e coordenado pelo município.
“Este documento foi elaborado com muita responsabilidade e é o corolário de um enorme trabalho desenvolvido em rede pelas instituições da área social”, referiu Firmino Marques, vice-presidente da autarquia, sublinhando que o PDS será a “espinha dorsal das políticas sociais que serão implementadas no futuro”.
Segundo Firmino Marques, esta é uma “visão inclusiva para o concelho com o compromisso de responder aos enormes desafios da actual conjuntura nacional e europeia, orientando o nosso sentido de acção”.
Assim, o PDS de Braga estabelece com os parceiros o compromisso de consolidar um processo que alcance resultados transformadores para e ambiciona uma intervenção eficaz e capaz de contribuir para abrir novos horizontes na resolução dos problemas locais através de uma participação activa das instituições.
EXEMPLO PARA O PAÍS
Sobre esta matéria, Firmino Marques enalteceu as respostas sociais das instituições bracarenses, no apoio aos mais desfavorecidos. “As instituições do concelho são exemplo para todo o país. Em Braga possuímos instituições fortes e capazes que desenvolvem um trabalho imprescindível nas suas áreas de intervenção o que faz com que os problemas sociais não se reflictam da mesma forma que noutros locais”.
A operacionalização do PDS de Braga será feita através de grupos de trabalho coerentes com as especificidades das instituições, com vista à construção de projectos estruturantes que contribuem para a concretização dos eixos prioritários e prioridades de investimento do novo plano.
[/images]