A Câmara de Famalicão aprovou, em reunião do Executivo municipal, a adjudicação por 2,6 milhões de euros a obra de requalificação do edifício da Unidade de Saúde Familiar (USF) Urbana. Obra arranca em Abril.
A este investimento junta-se o já em curso de 700 mil euros para as instalações provisórias dos serviços da unidade de saúde na antiga fábrica da Boa Reguladora.
A empreitada prevê a intervenção nos dois pisos, com a melhoria das condições infra-estruturais e a adaptação do edifício aos actuais padrões energéticos e que permite ajustar o edifício às novas exigências programáticas e funcionais, criando novos espaços e funcionalidades.
Para além da obra de requalificação e remodelação do edifício do Centro de Saúde, o município vai também avançar com a criação de um novo parque de estacionamento com cerca de 80 lugares, que irá dar apoio à Unidade de Saúde.
A obra tem um prazo de execução de um ano, tendo sido apontado o mês de Abril como data estimada para o começo dos trabalhos, altura em que todos os serviços da unidade de saúde estarão a funcionar em pleno nas instalações provisórias.
“Temos feito um esforço significativo na renovação e construção das unidades de saúde no concelho, aproveitando o financiamento do quadro do Plano de Recuperação e Resiliência, mas acima de tudo, orientando o investimento para a remodelação e construção de edifícios que garantam aos utentes e aos profissionais melhores condições na prestação de cuidados de saúde”, aponta o presidente de Câmara, Mário Passos.
O autarca refere que vários investimentos que estão a ser feitos no concelho no sector da saúde, “apontando como exemplos a USF de São Miguel-o-Anjo e a USF de Joane – que já estão em obra – a que se vão juntar os projectos para novas unidades em Nine e Ruivães.
“São investimentos importantes que nos vão permitir melhorar as instalações e, por consequência, o atendimento e a prestação de cuidados de saúde à população”, diz. Mário Passos.