O corpo de um homem foi resgatado esta quinta-feira, às 16h41 da barragem de Touvedo em Ponte da Barca, por mergulhadores, operação que obrigou à redução do caudal ecológico da albufeira.
Em declarações à agência Lusa, o comandante sub-regional de Emergência e Protecção Civil do Alto Minho, Marco Domingues, adiantou que o corpo foi retirado da água por uma equipa de mergulhadores da Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo.
O alerta foi dado cerca das 12h56. Minutos depois, o Comando Sub-Regional de Emergência e Protecção Civil do Alto Minho pediu à EDP a redução do caudal ecológico da barragem de Touvedo para garantir condições de acesso ao corpo, que apareceu a boiar na zona de descarga.
“Com a redução do caudal, o corpo acabou por ir ao fundo, o que obrigou a intervenção de uma equipa de mergulhadores”, explicou Marco Domingues.
Segundo Marco Domingues, “tudo indica tratar-se de um homem”, mas são ainda desconhecidas as causas da morte.
No decurso da operação chegaram a estar mobilizados 20 operacionais e oito viaturas dos Bombeiros Voluntários de Ponte da Barca, Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, o INEM e a GNR.