O presidente da Câmara Municipal participou, esta quinta-feira, na inauguração do ‘Centro HTEC’ instalado no Centro de Formação Profissional de Mazagão, em Braga. Trata-se de um centro tecnologicamente avançado na área da metalomecânica criado pela empresa ‘Haas Portugal’ e que vai agora formar especialistas em programação de máquinas CNC.
Ricardo Rio sublinhou a mais-valia que este centro representa para qualificar a formação ministrada pelo Centro de Mazagão, bem como para ajustar a formação às necessidades do tecido económico da região.
“Desde há vários anos a esta parte, vimos sentindo a necessidade premente de todas as empresas da área da metalomecânica em ter recursos humanos disponíveis e altamente qualificados”, salientou.
Para o autarca, o objectivo das entidades públicas e do tecido empresarial “deve ser o de tornar o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, pelo que têm que ser encontrados recursos qualificados para satisfazer as necessidades das empresas”.
Rio destacou ainda o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no concelho nesta área e que tem dado resultados “muito positivos”, com “Braga a afirmar-se como terceiro Concelho exportador do Norte do País, registando uma subida de 65 por cento nas vendas ao exterior”.
Já para Carlos Vilas-Boas, director-geral da ‘Haas Portugal’, a criação do Centro HTEC de Braga, que representa um investimento de vários milhares de euros, está intimamente ligado ao crescimento da indústria metalomecânica na região.
“Há muito tempo que Braga precisava de um centro activo nesta área no sentido de suprir as necessidades das empresas locais em termos de profissionais qualificados”, explicou aquele responsável.
Também para o vice-presidente do Conselho Directivo do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Paulo Feliciano, a abertura deste centro assume particular importância pelo facto de dotar Mazagão de um conjunto de recursos tecnologicamente avançados na área da programação CNC.
“Esse facto permite-nos formar pessoas com competências mais ajustadas às necessidades das empresas”, sustentou, salientando a mais-valia que o Centro HTEC representa para o trabalho que é desenvolvido pelo IEFP.
De referir que a ‘Haas Portugal’ é o distribuidor da ‘Haas Automation,Inc.’, o maior construtor de máquinas-ferramenta nos Estados Unidos.