O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, disse hoje, durante a abertura oficial da 49ª edição da AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação, que é objectivo da autarquia tornar a iniciativa «cada vez mais atractiva para profissionais do sector e para o público em geral».
«A AGRO faz parte da vida de Braga há quase 50 anos e é uma marca incontornável da cidade. Nos últimos anos temos vindo a devolver esse estatuto a este certame atraindo cada vez mais visitantes e queremos continuar a reforçar essa representação», vincou.
Rio considera que a AGRO «contribui para que Braga seja vista como uma referência do sector agrícola», uma vez que se trata do maior evento na região do Norte de Portugal e da Galiza e do segundo a nível nacional.
«Para uma região que possui uma fortíssima relação com as actividades agro-pecuárias, é extremamente importante contar com um evento com estas características», sublinhou o edil.
Chocolates, patês, doçaria diversa, queijos, compotas, vinhos, gins, licores e cervejas artesanais são alguns dos produtos em destaque no Salão Gourmet, uma área da AGRO reservada para produtos gastronómicos.
A feira apresenta também uma área de restauração com a presença de sete restaurantes de Carnes DOP, nos quais podem ser degustadas, entre outras, carnes da raça Arouquesa, Barrosã, Marinhoa, Maronesa, Mertolenga, Minhota, Mirandesa e Porco Preto Alentejano. Há ainda tasquinhas para completar a oferta.
Conferências e seminários dedicados a vários temas da actualidade do sector também fazem parte do programa, assim como os habituais concursos pecuários, “showcooking” e os espectáculos musicais.
O certame decorre até ao próximo domingo, no Parque de Exposições de Braga. A organização espera mais de 100 mil visitantes.
Os bilhetes estão disponíveis “online” na “ticketline” e na bilheteira do PEB com um custo único de 3,5 euros. As crianças até aos 12 anos têm entrada gratuita. À semelhança do ano transacto a CP – Comboios de Portugal associa-se a esta iniciativa disponibilizando um bilhete especial de 2 euros (ida e volta) nos comboios urbanos do Porto (linhas Urbanas de Braga, Guimarães, Caíde e Aveiro), a quem apresentar o ingresso para a AGRO.