O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, aproveitou o encontro promovido pelas delegações do Comité das Regiões Europeu e do Conselho Económico e Social da União Europeia com o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, para defender o reforço do papel das cidades na orgânica das Nações Unidas.
Rio enalteceu o “papel crucial” que as autoridades locais desempenham na concretização da generalidade dos objectivos globais.
Intervindo enquanto presidente do Global Parliament of Mayors, o autarca bracarense frisou que “é total o alinhamento dos poderes locais com as prioridades das Nações Unidas, em matérias tão diversas quanto os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), as Alterações Climáticas, as Migrações, a Salvaguarda da Democracia ou os desafios da Agenda Urbana”.
Aliás, frisou, “tal como acontece no quadro dos ODS em que mais de 65% dos objectivos só podem ser atingidos com a intervenção das cidades e regiões, o desígnio do multilateralismo exige a abertura de um espaço crescente à participação das cidades e dos seus representantes”.
Ricardo Rio garantiu “olhar com expectativa para as propostas a submeter à Cimeira do Futuro” que as Nações Unidas promovem em Setembro de 2024.
O presidente da Câmara de Braga é um dos membros da Delegação do Comité das Regiões Europeu que estão a participar no Fórum de Alto-Nível das Nações Unidas sobre os ODS, que tem lugar por estes dias em Nova Iorque, na sede da organização.
A delegação do Comité das Regiões (COR) é liderada pelo presidente deste órgão consultivo da União Europeia, Vasco Cordeiro, e integra ainda o presidente da Câmara de Varsóvia, Rafal Trzaskowski.