O Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular realiza esta quinta-feira, no Museu Interactivo da História de Lugo, na Galiza, a sua assembleia-geral. A reunião coincide com o 25.º aniversário desta organização transfronteiriça e fica marcada pela inauguração de uma exposição comemorativa na Praça Maior de Lugo.
A assembleia-geral conta com a presença do presidente do Eixo Atlântico e presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, do vice-presidente Alfredo Garcia, e do secretário-geral da organização, Xoán Mao. Presentes estão ainda os representantes das 38 cidades e instituições que integram o Eixo, nomeadamente de Barcelos e Guimarães.
A assembleia tem início às 10h30, com as boas-vindas da alcaidessa de Lugo, Lara Méndez. Segue-se a apresentação dos relatórios de gestão e contas, assim como do programa e orçamento para o ano de 2017.
O encerramento conta com a presença do secretário de Estado de Infra-estruturas do Governo espanhol, Júlio Gómez Pomar.
A exposição comemorativa do 25.º aniversário do Eixo Atlântico reúne um conjunto de 36 painéis onde o público pode percorrer a história do Eixo Atlântico e as iniciativas mais marcantes no âmbito da cooperação transfronteiriça e estruturação do sistema urbano.
FG (CP 1200)