O presidente da Câmara Municipal de Braga reafirmou esta terça-feira o compromisso do município com a sustentabilidade e a inovação em soluções de mobilidade urbana. Ricardo Rio falava no 8.º Encontro Anual das Autoridades de Transportes, subordinado ao tema ‘Planos de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) – Mais do que uma opção, uma obrigação por um futuro mais sustentável’.
“Braga tem vindo a assumir um papel de liderança nas políticas de mobilidade sustentável, desenvolvendo iniciativas inovadoras que beneficiam tanto os cidadãos como o meio ambiente. Sabemos que esta é uma área muito sensível e que desempenha, de uma forma absolutamente transversal de norte a sul do país, um papel crítico na garantia da qualidade de vida às populações,” afirmou Ricardo Rio.
De acordo com o autarca, as soluções de mobilidade são “elementos fundamentais” para concretizar a redução de emissões e aumentar a eficiência na gestão do território urbano.
“Cerca de 60% das emissões que são produzidas em Braga têm a ver com questões de mobilidade, sobretudo devido à utilização do veículo próprio. Esta é uma realidade que estamos a trabalhar para mudar drasticamente”, disse no Encontro que decorreu no Forum Braga e contou com a presença de Cristina Pinto Dias, secretária de Estado da Mobilidade.
Já Olga Pereira, vereadora do município, que participou no painel ‘A Experiência da Mobilidade em Portugal’, salientou que o município continuará a investir em soluções que tornem “a nossa cidade mais eficiente, segura e amiga do ambiente”.
“Este evento é uma excelente ocasião para reforçarmos o trabalho que temos realizado em Braga, ao mesmo tempo que aprendemos com outras experiências. A mobilidade é uma prioridade do município e, nesse sentido, temos investido na mudança de hábitos e comportamentos tendo em vista o cumprimento dos objectivos estratégicos definidos no Plano de Mobilidade Urbana Sustentável para a cidade de Braga ” sublinhou.
A vereadora deu como exemplos de medidas “já concretizadas e com grande impacto” a renovação da frota de transportes públicos, a adequação das infra-estruturas, a qualificação do espaço público com o ´Eu Já Passo Aqui´ e vários projectos para diminuir a dependência do automóvel particular, apontando ainda desafios a incorporar no Plano de Mobilidade como o aumento populacional que se tem verificado na cidade, as linhas do novo Bus Rapid Transit e a alta velocidade.
O evento reuniu especialistas e decisores políticos para debater estratégias que promovam cidades mais eficientes e sustentáveis.