Ricardo Rio encontrou-se esta quarta-feira com o presidente da Câmara da Ribeira Brava, da ilha de São Nicolau, em Cabo Verde, Carlos Barbosa. O autarca da Ilha de São Nicolau abordou com o presidente da Câmara de Braga futuras possibilidades de cooperação entre os dois municípios. Parcerias em diversas áreas estiveram na agenda.
Rio demonstrou total disponibilidade em aprofundar a colaboração com a Ribeira Brava, cidade irmã de Braga desde 1992, dando o exemplo as cooperações que a Cidade dos Arcebispos tem com outros municípios cabo-verdianos, como o Tarrafal ou a Ilha de Santiago, onde a Universidade do Minho desenvolveu um projecto de voluntariado internacional. O autarca destacou ainda o “importante papel” que a comunidade estudantil cabo-verdiana tem nas universidades do Minho e Católica de Braga.
Carlos Barbosa destacou que a Ribeira Brava está neste momento empenhada em projectos nas áreas desportivas, da protecção civil e no desenvolvimento económico e social, fortalecendo a cooperação nestas áreas com a autarquia bracarense. Ficou acordado nesta reunião que, a breve prazo, serão desenvolvidos contactos directos entre os diversos pelouros no sentido de desenvolver parcerias nestas e noutras áreas em que seja possível.
Ricardo Rio sublinhou também o seu empenho no estreitamento das relações internacionais e empresariais com os países africanos de língua portuguesa, sendo Cabo Verde um dos alvos prioritários neste sentido.
“As empresas bracarenses podem também ter aqui uma oportunidade de negócios, pois há investimentos a ser feitos que podem ser proveitosos para as nossas empresas”, defendeu Ricardo Rio.
São Nicolau é uma das ilhas do Barlavento de Cabo Verde. Povoada pela primeira vez no século XVI, é conhecida pelas suas montanhas e pela principal vila, Ribeira Brava, há muito sede da diocese de Cabo Verde. A sua outra vila é o porto do Tarrafal. O crescimento notório verificado despertou nas populações locais o desejo de autonomia, concretizada com a elevação da região do Tarrafal a concelho, em 2005, resultado da desanexação de parte do território do concelho de São Nicolau, que passou a denominar-se concelho da Ribeira Brava. Esta é uma das regiões com quem Braga tem mais fortes relações em Cabo Verde.
FG (CP 1200)