Ricardo Rio visitou Masdar, em Abu Dhabi, cidade que pretende tornar-se na primeira cidade no mundo integralmente inteligente e que utiliza somente energias renováveis. A deslocação efectuou-se no âmbito do Encontro Anual de Investimento.
A visita “insere-se na estratégia de tornar Braga, a curto-médio prazo, uma cidade sustentável e inteligente”, e de conhecer um dos projectos “mais interessantes do Médio Oriente no âmbito das cidades inteligentes e estabelecer contactos com vista ao estabelecimento de futuras parcerias”, explica o presidente da Câmara de Braga.
Nesta visita participaram ainda o secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, que interveio de igual modo no Encontro Anual de Investimento, e o Delegado da AICEP para os Emirados Árabes Unidos, Manuel Couto Miranda.
Além da visita guiada efectuada à cidade, Ricardo Rio teve a oportunidade de debater possíveis colaborações com os responsáveis de Masdar, sendo que algumas das possibilidades aventadas se prendem com a realização de parcerias com o INL – Laboratório Internacional de Nanotecnologia e a Universidade do Minho.
A presença de investigadores portugueses que trabalham em Masdar permitiu a Rio conhecer de forma mais aprofundada a realidade deste laboratório vivo na construção de uma cidade inteligente, onde tudo é feito com base na sustentabilidade dos recursos, centrado na qualidade de vida dos cidadãos que nela habitam.
Para Ricardo Rio, “um dos objectivos desta visita insere-se naquilo que tem sido um exercício comum do município de Braga: conhecer as melhores práticas a nível internacional para, na medida das possibilidades e nossa realidade, replicar algumas das soluções que optimizem os nossos recursos e que contribuam para a construção de alicerces mais sustentáveis e inteligentes”, explicou o autarca.
A cidade de Masdar foi desenhada pelos arquitectos ingleses Foster and Partners e pretende ser a primeira cidade integralmente sustentável e inteligente no mundo, funcionando apenas a energia solar e outras fontes de energia renováveis. A cidade, que ainda está fase em construção, será também a sede da Agência Internacional de Energias Renováveis e pretende constituir-se como um importante centro mundial de investigação e empresarial relacionado com as energias alternativas.
Neste momento esta cidade do Médio Oriente já alberga um centro de investigação, o Instituto de Masdar de Ciência e Tecnologia, que tem desenvolvido trabalho nas áreas das energias alternativas, na sustentabilidade ambiental e nas tecnologias limpas.
Os automóveis que operam em Masdar são integralmente eléctricos e não tripulados e todas as formas de energia utilizadas são renováveis, o que oferece aos seus visitantes uma visão única de um futuro mais sustentável e inteligente. Este projecto insere-se na estratégia de diversificação da actividade económica de Abu Dhabi e pretende ser um pólo de exportação de tecnologia e de ideias para todo o mundo, tendo já projectos internacionais em diversos países, como Espanha e Reino Unido.